sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Rapaz que não era de Liverpool

O rapaz que não era de Liverpool/ Caio Riter – São Paulo:Edições SM 2006.-(Coleção Barco a vapor;12.Série vermelha)

Neste livro conta a história de um menino de 15 anos, chamado Marcelo, que descobri que a Inês e o Pedro Paulo, que são casados a 18 anos, não são seus pais biológicos, ou seja, ele é adotado.
Essa notícia aconteceu durante uma conversa com seus pais e seus irmãos, que se chamam Maria e Ramiro, sobre a separação de Inês e Pedro Paulo.
Num certo dia, numa das aulas que ele mais gosta, a aula de literatura, apareceu uma novata, com um estilo meio gótico, só usava preto, chamada Daniela Jardim, mas preferia que a chamassem de DJ.
Mas tarde no seu quarto, ainda confuso por não ser filho de Inês, ligou para DJ, e disse que era adotado, ela não acredita, mas depois dele tanto insistir, ela acreditou, e choraram os dois pelo telefone.
Numa manhã de sábado, ele não tem mais forças pra sair do quarto, onde quase não dormiu a noite toda, ficou olhando pro teto e pensando, e fala de como fez o quadro com os 5 rapazes de Liverpool.
DJ liga pra ele e marca um encontro no Parcão.Ele quer imprensioná-la e faz uma foto da sua família na capa do disco de 1969, dos quatro atravessando a rua, como eles são cinco, ele duplicou Paul.
Depois que ele fez a imagem com os rostos da família, inclusive o seu, entregou a cada um e olhou pela ultima vez, e percebeu que não era da família, ele não era um rapaz de Liverpool.
Numa aula de biologia, percebeu que um filho pode ter características diferentes de seus pais biológicos.Ele tem muitas duvidas sobre si, e tira algumas com o professor de biologia, ai ele percebe que tem que ter olhos azuis.
Quando ele chega em casa, Inês e Pedro Paulo falam tudo o que eles sabem sobre Marcelo.
Ramiro conta que vai participar de uma peça, Inês leva ele para todos os ensaios e no dia da apresentação, todos foram ver a apresentação de Ramiro.
Numa aula de matemática, DJ tem uma pequena discussão com sua professora.
Ele sentia que não fazia parte do quadro dos cinco rapazes de Liverpool.
Daí ele decide ir para casa de sua dinda Letícia, para pensar mais sobre ele ser adotado, e lembrar das coisas de sua infância.
Esperando dar a hora do encontro com DJ, escuta os Beatles. Ansioso, a hora chega e ele vai ao encontro.
O local do encontro, foi o local do primeiro beijo deles, que foi no Parcão debaixo do jacarandá, em frente ao lago das tartarugas.Eles estão namorando. Eles conversam e vão caminhar.
Eles se apaixonaram desde o dia em que se conheceram.Marcelo, DJ e alguns amigos estavam voltando da casa de um de seus amigos, quando passaram no Parcão e DJ disse que adorava tartarugas, quando viram uma se equilibrando num galho em cima da árvore em que eles estavam sentados debaixo.Ela perguntou se ele gostava dela, e ele disse que sim, e ela diz que também gosta dele.E eles se beijaram.
Ele chegou em casa e todos tinham saído pra casa da avo, só a Inês ficou na sala, e mostrou algumas fotos da infância de Marcelo, ele meio que se emociona e vai pro seu quarto.
Cristiano liga, e Inês diz que ele está no banho, ela entra no quarto para dar o recado e percebe que ele tirou o quadro, e ela entende porquê.Marcelo tinha plena certeza de que era adotado e decidiu falar com a mãe.
Foi quando ele pegou tudo o que ele iria precisar e foi definitivamente para a casa da dinda, pois foi lá onde ele viu pela primeira vez o mar e um navio.
O pai vem buscá-lo para levá-lo a casa da dinda dele, e ao caminho, conversaram sobre sua história.Ele faz comparações sobre o que ele é ou foi.
La na casa as dinda, ela se preocupa com ele, e pergunta se ele sabia que ele era adotado, e ele confirma.Ela o aconselha e Marcelo chora.
Ele relembrando de umas coisas, conta que ele teve catapora, e que teve a idéia de tirar uma foto, como sua mãe havia lhe mostrado, e conta também onde seu pai lia uma história pra ele, e como começou a gostar dos Beatles.
Ouvindo o mar, ligou o celular e começou a responder as mensagens que DJ e Cristiano tinham enviado pra ele.Jordão, o namorado de sua dinda chamou-o para pescar, e ele aceitou.
Num natal, Pedro Paulo lhe deu de presente, o primeiro CD de sua coleção dos Beatles.
O Cristiano liga e pergunta como vão as coisas, falam sobre o colégio, a DJ, e desligam.
Ele conta que escreveu seu primeiro texto dele, mas se tornou um diário a partir da segunda pagina.
Ele recebeu uma carta de DJ, ele lê e fica muito feliz com que ela escreve.
Ele estava lendo um livro, quando viu um menino de olhos castanhos, parou de ler e ficou observando-o, quando Pedro Paulo chega de carro, eles conversam, ele não gosta e vai embora.
Marcelo guarda suas coisas e decide voltar para casa.O táxi chega e ele vai embora sem avisar que iria chegar.Chega, entra no elevador, vai pro quarto para preparar uma carta pra DJ.Ele começa a escrever, quando Inês abre a porta e sorri pra ele, e ele contribui com outro sorriso pra ela.
No colégio, ele é o único que não tem a foto da mãe grávida para expor num mural.
Seus amigos marcaram a noite num bar para matar a saudade.
Ele e Ramiro descem do elevador quando Sofia sobe correndo desesperada e desconfiada para seu apartamento.
Ele pega o quadro e percebe que ele não é de Liverpool.
Antes de sair, ele escreve a cena 17, ele diz que não importa se pai tem uma namorada ou se ele não tem olhos azuis, ele continuará sendo filho deles.

Rebeca Elisangela